Imitação De Cristo LV I – Capitulo II

Do humilde Sentir de si mesmo – Reflexões

              A soberba derribou o homem, a humildade só pode levantá-lo e restabelece-lo em graça com Deus. Seu mérito não está no que ele faz. A ciência sem as obras, não o justificará no tribunal supremo, antes agravará sua sentença.

             Não deixa a ciência de ter suas vantagens, pois que vem de Deus; mas esconde ela um grande laço e uma grande tentação:” A ciência incha”, diz São Paulo; ela alimenta a soberba, inspira uma secreta preferência de si próprio, preferencia criminosa e, ao mesmo tempo, louca, porque a mais vasta ciência não é mais que um outro gênero de ignorância, e a verdadeira perfeição consite unicamente nas disposições do coração.

                     Não esqueçamos nunca que somos nada e nada possuímos de próprio senão o pecado, que a justiça quer que nos abaixemos entre tôdas as criaturas, e que, no reino de Jesus Cristo, “os primeiros serão os ultimos e os ultimos serão os primeiros” (Mt 19,30).

                        Oh! meu Deus, quantas vezes amigo de mim e esquecido de vós, me esvaeço com os fumos do mundo! Dai-me, Senhor, o verdadeiro espírito de humildade, a fim de que sendo, no mundo, o último dos homens, possa entrar com os primeiros no reino de vosso divino Filho no céu. Amém.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: