“Duas Faces da Mesma Moeda”

830380-9038-it2“Que o verso, tem reverso

que o direito, tem avesso

que o de graça tem seu preço

que a vida tem contrários

e a saudade é um lugar

que só chega quem amou

e que o ódio é uma forma tão

estranha de amar…” (Pe Fábio de Melo)

 

                          Quem é o depositário da verdade? Qual é o ser humano que está sempre certo? O que faz da minha “verdade” mais verdadeira que a sua? Ou a sua mais que a minha?

                          Tudo na vida tem “dois lados”, nem sempre o que é certo para mim, será certo para você, e o que me faz bem, pode não fazer à você, e aí? Como definir o certo do errado, quem tem razão e quem não tem?

                          Estamos hoje cercados de assuntos polêmicos, cada um com o seu “achismo” querendo convencer o outro da sua verdade, por isso precisamos de leis para nortear nossa sociedade, se não tudo vira bagunça, leis essas que nem sempre agradam a todos, construídas por homens, tem suas falhas, como quem as formulou, precisamos de ética e de valores, que na maior parte são introjetados em nós ainda na infância, mas e se nossa base familiar não for “boa”, provavelmente os valores introjetados não seriam muito “produtivos”. Como lidar com os contrários na nossa vida, sem tirar o direito das outras pessoas? Como expressar nossas “crenças”, nossas opiniões sem depressiar a idéia,a opinião, o direito do outro?

                      Ainda vivemos numa sociedade que nos permite expressar aquilo que pensamos e acreditamos, mas temos que ter em mente, que há sempre um limite, além do qual estariamos agredindo de alguma forma a dignidade, o direito, do outro! Bom senso e respeito é sempre um bom caminho a se trilhar. Afinal , a minha “educação” pode depender da sua, ou vice versa, se você me respeita eu vou te respeitar (pelo menos deveria), se não, já abrimos brechas para a discórdia, para brigas.

                        Esses dias passei por uma situação um tanto quanto desagradável. Alguém argumentava a respeito da liberação do aborto, eu sou totalmente contra independente da situação, por se tratar de uma vida, à partir do momento da fecundação essa pessoa já tem direitos, dignidade (ou pelo menos deveria) e merece respeito. Ela não é culpada por estar “viva”, e tem o direito de viver sua vida, tanto quanto qualquer um de nós. Se o feto tem um problema, que possibilite que ela nasça morto ou com um quadro irreversivel, como anencéfalia, justificaria o aborto? só porque é  uma “doença terminal” afinal o feto nasce todo deformado e na maioria das vezes morto, justificaria o aborto? Então os pacientes em estado terminais dos nossos hospitais, que não tem  mais chance de recuperação e estão ocupando um leito que poderia ser usado por alguém com diagnóstico reversivo, mesmo estando eles desenganados pelos médicos estão lá, tentando prolongar ao máximo suas vidas, deveriamos optar em “matá-los” ? NÃO!!!!!!!! É igualzinho no aborto, tanto num caso quanto no outro, é ASSASSINATO!!!!!!!! Estariamos tirando o direito de viver, ainda que por pouco tempo dessas pessoas, e não nos cabe descidir quem vive ou quem morre.

               Perdo-me se você é a favor do aborto, em casos como estupro, anencéfalia, etc, mas eu não sou e sei que posso me expressar assim, não estou te agredindo nem tirando seu direito de ser pró aborto, eu sou pró vida, duas faces da mesma moeda, quem está errado? ou quem está certo? como saber?

                Nossa vida é cheia de contrários, e precisamos aprender a tratar  de idéias opostas as nossas com um mínimo de inteligência e respeito.

              Não somos donos da verdade dos outros, e não temos o direito de tornar essas verdades mentiras só porque pensamos diferente.

              É isso ai pessoal, vamos aprender a lidar com os reversos que a vida nos traz de forma consciente, tenho certeza que nos tornaremos pessoas mais “humanizadas” e em algum casos perceberemos até que nossas verdades às vezes são ilusórias.

Pense Nisso!

 

Deixe uma resposta

