“É Mais Fácil um camelo passar pelo buraco da agulha, que um rico entrar no reino dos céus”

                                                                                 

              No evangelho de hoje, Jesus vem nos falar que é mais fácil um camelo passar pelo buraco da agulha, que um rico entrar no reino dos céus.

              Não porque ele é rico, mas porque muitas vezes colocam sua confiança nas riquezas que possuem, ou que desejam possuir.

             Os bens em si mesmo, não são ruins, desde que não se tornem para nós como ídolos. O Senhor não nos diz que os ricos não se salvam, mas que é mais difícil de buscar a santidade quando se tem o coração apegado desordenadamente ás coisas.

          A salvação é graça divina, Jesus disse: ” Para o homem isto é impossível, mas para Deus nada é impossível”. Merecedores nós não o somos, mas Deus com sua Infinita Misericórdia quer nos alcançar, tanto que Ele mesmo disse, que todo aquele que lhe foi confiado, Ele não os quer perder a nenhum. Mas depende também de nós caminharmos ao encontro de Jesus, fazermos o melhor que pudermos em busca da santidade a que somos chamados e predestinados por graça, pois somos feitos a Imagem e Semelhança de Deus.

             Os bens em si pode ser um meio de salvação ou perdição, depende da forma como dispomos deles. Também não adianta deixarmos “tudo” , mas nos prendermos ao desejo desordenado de sermos visto, ou de ser o melhor, ou até de pintar uma imagem de santidade que não existe.

           Em fim, com Pedro quando perguntou: “E nós que deixamos tudo para te seguir? Que haverá para nós?

           Esse desejo da recompensa é desejo humano, quando estamos totalmente desprendidos, não nos preocupamos com o lugar que vamos ocupar, mas sim em agradar somente a Deus.

        Muitas vezes deixamos tudo, mas nos prendemos a estes desejos, de recompença, etc…,Jesus não disse que todo aquele que deixar tudo por causa do reino celeste receberia cem vezes mais, por terem simplesmente deixado tudo, e sim por causa do seguimento de Cristo! É a intenção pura do coração que nos assegurará a salvação e não o “deixar tudo”!

            Não são as riquezas que nos impedem de alcançarmos a salvação, o reino de Deus, e sim nosso coração apegado, nossa intenção de coração. Nem todos são chamados a deixar sua família para seguir a Jesus Cristo, alguns são chamados a darem testemunho de cristãos autênticos no seio de sua família, outros no entanto, são chamados a vida religiosa ou ao sacerdócio, esses sim, muitas vezes precisam deixar “tudo”, às vezes até sua liberdade no caso da clausura.

          Mas isto depende do chamado de Deus para cada um, todos somos chamados, mas o chamado de Deus é muito pessoal à cada um de nós.

         Então as riquezas, os bens podem sim, contribuir para nossa salvação, desde que usemos em favor do próximo, de acordo com a vontade de Deus, e não egoísticamente em nosso próprio favor somente.

        Que Nosso Senhor ,posso nos dar no dia de Hoje, a graça da caridade fraterna, para que não sejamos insensíveis a necessidade do nosso próximo, e que possamos dispor de tudo aquilo que possuímos,sempre de acordo com a vontade de Deus, conduzidos pelo seu Santo Espírito!

 

Que Nossa Senhora acompanhe e Nosso Senhor abençoe hoje e sempre

Amém

About these ads

12 Respostas para ““É Mais Fácil um camelo passar pelo buraco da agulha, que um rico entrar no reino dos céus””

  1. João Fialho Diz:

    Não há maneira de interpretar a palavra de Jesus senão a literal, neste caso. É óbvio que a riqueza é contrária à santidade e jesus usou esta expressão depois de ter exortado um rico a dar toda a sua fortuna aos pobres e a segui-lo. O rico recusou e Jesus disse então isso. Não se pode ser rico e aspirar ao Reino dos Céus. A riqueza provém da apropriação do fruto do labor de outrém para enriquecimento próprio. Se se é justo a distribuição é equitativa, tal como Jesus nos ensinou. E nada nos autoriza a desvirtuar a palavra do Senhor para acomodar a necessidade de atrair os ricos à Sua Casa e beneficiar dos seus proventos. Isso põe-nos no caminho do inferno, onde ardem almas bem intencionadas. Qualquer Igreja Cristã tem a obrigação de exortar os ricos a distribuir a sua riqueza para seguir a Cristo. A espressão é bem clara, o rico é o maior pecador de todos porque explora o seu semelhante conscientemente. Mais facilmente Jesus aceitou o ladrão a seu lado no Reino do Pai que o rico insensível.

  2. Afonso vasselli Diz:

    João voce ta certo , estas palavras de cristo ao jovem;;e porque cristo sabe que rico, é super explorador ,e o amor do explorador é o dinheiro;;;então as igrejas devem pregar a igualdade se quizer estar no projeto de Deus .Cristo disse que o caminho é estreito;; sabe porque? porque servir o irmão é muito dificil ;;;já pensou se tiver um plebicito á favor ou contra Lucas cap18 vers 18á25 todo mundo vai ser contra,porque todo mundo quer se rico;; porque todos quer ser rico? é porque as igrejas não prega o amor de conciencia;;igrejas pense nisso e é sua missão, Cristo teve coragem as igrejas tambem vão ter

  3. Armando Galvão Diz:

    Meus amados, paz e graça de Jesus nosso Senhor e Salvador; Jesus ama o rico , ama o pobre ama a todos por igual, ele nunca fará acepção de pessoas nesta passagem o que Jesus quer é justamente o nosso comprometimento com Ele, com o espírito , e não com o material que é efêmero e fugaz, tanto o pobre quanto o rico pode ter seus apegos,ritos, ídolos, dinheiro,imagens,etc ; e isso o Senhor abomina.

  4. Mateus Diz:

    ——————————————————————————
    No Novo Testamento, no livro de São Mateus,
    está escrito “é mais fácil um camelo passar pelo buraco
    de uma agulha que um rico entrar no Reino dos Céus”…
    o problema é que São Jerônimo, o tradutor do texto,
    interpretou a palavra “kamelos” como camelo,
    quando na verdade, em grego, “kamelos” são as cordas
    grossas com que se amarram os barcos.
    A idéia da frase permanece a mesma,
    mas qual parece mais coerente?

  5. Antônio José Diz:

    Foi a reflexão mais perfeita que já li sobre esta passagem; o dinheiro não é bom ou mal, tudo depende da forma como o utilizamos; não podemos fazer do dinheiro um ídolo ou nossa meta principal; nossa meta deve ser sempre buscar as coisa de Deus, que são o amor, a paz e a harmonia entre todos nós.

  6. edsonbene Diz:

    Existe alguma riqueza que não venha de Deus? Dar aos pobres significa, investir ,multiplicar riqueza e criar o bem-estar. Como nós somos egoistas, preferimos ter tudo sozinhos. Mas ai , a economia se esfria e as crises obrigam os ricos a ousarem, a dividir os bens para que todos tenham trabalho e se produza mais riqueza. Não á toa a China e os Estados Unidos são as maiores economias do mundo.
    Não é a toa que o Brasil, com tanta riqueza e tanta concentração de Ricos apegados- ainda- é tão incoerente e injusto. Não é a toa que as crises acontecem, pois se dependêssemos da vontade humana, somente, nada mudaria.

  7. Romulo Nogueira de Souza Diz:

    Essa passagem bíblica me faz entender ainda mais a cerca do apego as coisas materiais, a inversão de valores, do ter pelo ser, a idolatria pelo dinheiro, o consumismo desacerbado , o capitalismo desumano a que somos impostos. Podemos também acrescentar com esse ensinamento bíblico: ” Que vale ao homem ganhar o mundo e perder a salvação”. Louvado seja o nome do Senhor!

  8. Pedro Neto Diz:

    Gente eu já li em algum lugar, que, Na Cidade de Jeruzalém existia uma passagem no muro principal que muita gente para não dar a volta muito grande até uma das portas, preferiam entrar por ali, era uma passagem muito apertada que se tinha que arriar a carga dos camelos e passar agachado , essa passagem era chamada de (buraco da agulha), então, Quando cristo falou do desprendimento dos bens para entrar no Reino, mostrou também na pratica é usou como referencia aquilo que se via constantemente.
    Deus já provou para os homens que não vai perder um só filho seu prá ninguem, Deus através de Nosso Senhor Jesus Cristo, resgatou todos os Patriarcas e salvou a todo mundo com o perdão de “todos os pecados” da terra. Nós somos filhos amados e também estamos esperando a volta de Jesus para nos resgatar também,(assim Êle prometeu).
    por isso acho que as pessoas não deviam estar se separando cada vez mais, por causa de várias interpretações do mesmo texto.
    Leiam e aceitem as escrituras sagradas com simplicidade e umildade, conheçam a Deus. (nunca queiram com suas opiniões e pensamentos, tentar entender a ciência de Deus) isso só gera discordia entre os Homens.
    - DESUS ESTEJA COM TODOS VOCÊS.

  9. Marcelo Borba Diz:

    Meu caro Fialho… pesquise um pouco mais. Em aramaico antigo, língua falada por Jesus, uma língua bem menos rica de vocábulos do qeu nosso português, a mesma palavra era usada para designar “cabo” e “camelo”, pois as linhas, cordas, cabos enfim eram confeccionadas com o pelo do animal. Portanto, é muito mais provável que Jesus queria dizer linha e não camelo e a tradução, propositadamente ou não, foi incorreta.
    São necessários ricos no mundo. Pesquisas requerem muito dinheiro. Pesquisas em novos medicamentos, em novas tecnologias para alimentação, etc. Sem riqueza o mundo estaria condenado a um futuro muito breve.
    Portanto, não acredito que Jesus condenou os ricos. Apenas queria dizer que os prazeres, os vícios, a cupidez, a avareza e muitos outros pecados são mais frquentes em nós humanos quando temos a situação financeira melhor resolvida. Orai e vigiai. E não só isso, tomem o exemplo de Jesus que dedicou sua vida ao próximo. Essa é a grande dificuldade de se entrar no reino dos céus.

  10. Sem ser literal Ele disse antes pra que o jovem rico desse TUDO, repito TUDO aos pobres. FaARIZ(S)EUS! HIPÖCRITAS! Vcs fazem malabarismos para tentar explicar o simples, o direto. Quando vcs querem, são literais, quando tem outros interesses reinterpletam fazendo ginásticas verbais. FARIZEUS! Com esse ou com Z!
    Berzé, o idiota.

  11. afonsovasselli Diz:

    e mais;;; Ele disse que era dificil o rico salvar;;mas ;;mais a frente ele disse que para os homens era impossivel, mas para Deus não é,| moral da história,;ele vai fazer as igrejas converter os povos a isso;;então as igrejas vão ter que entrar no projeto de Deus;;;.pense nisso e deixe de hipocresia

  12. meus amados irmaos vamos lutar com toda nossa força contra o mal que existe no mundo. eu penso que a unica forma e purificarmos a nos mesmo espirando no ensinamento de jesus cristo.porque os ensinamentos dele nos conduz a salvaçao.deus ilumine a todos .

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: